AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Jatos Executivos da Embraer recebem sistema de visão sintética

Pilotos que estiverem a bordo das cabines dos jatos executivos Praetor 500 e Praetor 600, ambos fabricados pela Embraer, terão mais facilidade para operar em condições visuais nada positivas. Isso porque a fabricante brasileira recebeu a autorização da Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Federal Aviation Administration (FAA), esta última com jurisdição nos Estado Unidos, para que as aeronaves operem o Sistema de Orientação por Visão Sintética, conhecido pela sigla SVGS, do inglês Synthetic Vision Guidance System (SVGS).

Em resumo, o SVGS projeta em uma das telas ou no head up display referências visuais mesmo quando não é possível enxergá-las. O sistema orienta os pilotos quanto à posição, velocidade e trajetória de aproximação para pouso, facilitando a transição entre o voo por instrumentos e a utilização de referências visuais e permitindo a conclusão segura de mais missões sob baixa visibilidade. O resultado é que pousos que seriam abortados em outras situações poderão ser realizados: isso porque o sistema permite que os pilotos operem a aeronave até uma altura de decisão de 150 pés (SA-CAT I), ao contrário da altura de decisão normal de 200 pés.

O Praetor 500 é o jato médio mais veloz e de maior alcance, capaz de voos sem paradas entre o extremo sudeste e extremo noroeste da América do Norte, a exemplo de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York. O Praetor 600 é jato supermédio de maior alcance do mundo, capaz de voos sem paradas entre Paris e Nova York ou de São Paulo a Miami. Com quatro passageiros a bordo e mantendo as reservas indicadas pelas autoridades de aviação, o Praetor 600 tem alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km).

O equipamento já estava disponível para as aeronaves Legacy 450 e Legacy 500.

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