AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Jatos KC-390 da FAB se aproximam das 2.500 horas de voo

Foto: Claudio Capucho / Embraer
image_pdfimage_print

São apenas quatro KC-390 Millenium já operacionais na Força Aérea Brasileira, porém a frota do Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis (GO), já se aproxima das 2.500 horas de voo. O feito foi alcançado em pouco mais de 17 meses de serviço.

O primeiro KC-390 foi entregue em 4 de setembro de 2019. O segundo em 13 de dezembro do mesmo ano. Em 2020 houve entregas em 27 de junho e 19 de dezembro. Mais três devem ser entregues em 2021 e a frota total de 28 está planejada para estar completa em 2027.

O número é o suficiente para substituir integralmente os C-130 Hércules hoje em serviço e desenvolver novas missões. A expectativa é a de que além do Esquadrão Zeus, pelo menos o Esquadrão Gordo, da Base Aérea do Galeão, também venha a receber o jato de transporte fabricado pela Embraer.

LEIA TAMBÉM: KC-390 conquista mais um cliente da OTAN!

Reabastecimento em voo

Além de já ter sido aprovado na função de reabastecedor em voo, o KC-390 concluiu em março a qualificação para receber combustível em voo. Em teste, a Embraer atestou a segurança da operação de um KC-390 reabastecer outro. As demonstrações foram conduzidas na Unidade Gavião Peixoto da Embraer, com a participação de pilotos e engenheiros da FAB.

LEIA TAMBÉM: Melhor que o C-130J, KC-390 causa incômodo

Essa capacidade é a única na categoria de aviões do KC-390 e foi facilitada com o uso da tecnologia de fly-by-wire. Poder ser reabastecido em voo significa maior flexibilidade em missões como busca e salvamento, transporte logístico e até para reabastecimentos em voo estratégicos com grandes distâncias a serem percorridas. Além da FAB, a aeronave foi encomendada pelas Forças Aéreas de Portugal e da Hungria.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros