AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Ka-52K Katran: nova opção de helicóptero naval

Foto: Andrei Shmatko
image_pdfimage_print

Com peso máximo de decolagem de 12.200 Kg (cerca de 1.400 kg a mais que o Ka-52 original), o Kamov Ka-52K é a nova aposta russa para o mercado da aviação naval. Adaptado para o cenário marítimo, o helicóptero pode levar duas toneladas de armamentos.

As duas asas laterais têm, cada uma, dois cabides para armas. Ali podem ser carregados foguetes não guiados S-8 em lançadores para 20 unidades, mísseis 9M120-1 Ataka e mísseis 9K121 Vikhr. Há ainda um canhão Shipunov 2A42-1 de 30mm.

Na parte eletrônica, destacam-se o radar Arbalet, capaz de detectar navios a 200 km de distância, o sistema de autodefesa SAU-800, a torreta eletro-ótica GOES-451, sistema de mira a laser, de guerra eletrônica e comunicação via satélite. São dois tripulantes, que se sentam lado a lado.

Os dois motores Klimov VK-2500/VK-2500P têm, cada um, 2.500hp, o que permite alcançar 290 km/h mesmo com o peso adicional das adaptações navais. A estrutura é forte o suficiente para manobras com forças superiores a 2,5 gravidades.

O Ka-52K foi originalmente projetado para operar a bordo dos navios de desembarque anfíbio da classe Mistral, adquiridos pela Rússia da França, porém não entregues por razões políticas. Tratam-se de embarcações, atualmente em serviço na França e no Egito, comparáveis ao navio-aeródromo Atlântico, hoje em uso na Marinha do Brasil.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros