O cargueiro japonês Kawasaki C-2 agora voa também em uma nova versão de reconhecimento eletrônico (ELINT), denominada RC-2. A aeronave conta com uma série de antenas e sistemas produzidos pela empresa local Toshiba.
As forças de autodefesa do Japão anunciaram que o RC-2 vai substituir o YS-11EB – hoje o país conta com quatro dessas aeronaves. O papel do RC-2 será atuar na captação de sinais eletrônicos, sendo que já está em desenvolvimento uma versão de guerra eletrônica, capaz de interferir no sistemas inimigos.
O Kawasaki C-2 é um cargueiro mais pesado que o brasileiro KC-390, registrando peso máximo de decolagem de 141 t, contra 87 toneladas do brasileiro. Voou pela primeira vez em 2010 e a partir de 2016 começou a substituir o Kawasaki C-1, da década de 70. Desde 2015 os japoneses tentam emplacar o C-2 no mercado internacional, até agora sem sucesso. O país deve adquirir 40 aeronaves, ainda em fase de recebimento.
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