Sem contar com aeronaves de combate em suas próprias forças de defesa, a Letônia contou com o apoio de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para assegurar a defesa do seu espaço aéreo no dia de suas eleições legislativas, em 3 de outubro. O pedido ocorre no contexto de riscos de presença de drones da Rússia na região.
Desde 2004, países da OTAN fazem a defesa da região do Báltico em rodízio. Porém, os deslocamentos costumam ocorrer somente até a Estônia e a Lituânia, também cobrindo o espaço aéreo letão.
Para as eleições, porém, foi entendida a necessidade de reforço. Atualmente, há quatro Eurofighter Typhoon em Šiauliai, na Lituânia, e cinco F-16C da Turquia e quatro EF-18 da Espanha em Ämari, na Estônia. As eleições da Letônia contaram com a presença de um par de F-16 da Turquia e de quatro Eurofighter Typhoon da Alemanha em Lielvārde, na Letônia.
A presença das forças internacionais foi comemorada pelas autoridades da Letônia. O país tem uma fronteira de 283,6 quilômetros com a Rússia e é uma das vozes mais eloquentes na OTAN a respeito da importância de defesa mútua dos membros da aliança militar.
VEJA TAMBÉM:










