AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Líder chinês promove jato criado para concorrer com Airbus e Boeing

O líder chinês Xi Jinping na cabine de um C919

Secretário-Geral do Partido Comunista da China e presidente do país, Xi Jinping decidiu se envolver pessoalmente no projeto de desenvolvimento do jato comercial C919. O líder participou de um encontro nesta sexta-feira (30 de setembro) com a equipe do projeto e salientou que o avião é uma espécie de sonho nacional, uma expectativa da população que precisa ser atendida.

Xi Jinping elencou como prioridades a segurança e a confiabilidade da aeronave. O primeiro voo foi realizado em 2017 e a certificação da autoridade de aviação civil da China veio em setembro.

O Partido Comunista da China acredita ser possível entrar no mercado hoje dominado por Airbus e Boeing

Há a expectativa de que a primeira entrega aconteça ainda em 2022, para uma empresa aérea local. Porém, as 169 encomendas recebidas até agora estão aquém do desejo do Partido Comunista Chinês: a ideia é que o C919 seja capaz de disputar o mercado global com aeronaves da Airbus e da Boeing, batendo de frente com modelos como A320 e 737.

Mesmo se o produto chinês não tiver sucesso internacional, seu uso nas companhias chinesas já é um ameaça à Boeing e à Airbus: o mercado asiático é apontado como o futuro para o setor. A expectativa é que em 2028 a China já supere o número de voos domésticos dos Estados Unidos, sendo possível atingir o dobro após o ano 2040.

A capacidade máxima de passageiros é de 190, mas a fabricante Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) oferece opções com mais de uma classe. Há também a opção de voar com motores ocidentais CFM Leap no lugar dos chineses ACAE CJ-1000.  Já os sistemas de bordo combinam fornecedores chineses com ocidentais (Thales, Rockwell Collins e Honeywell).

Por enquanto, o C919 ainda tem um desempenho tímido em termos de vendas

Criada em 2008 na cidade de Xangai, a estatal chinesa COMAC já tem a experiência de produzir o bimotor regional ARJ21, com capacidade para até 105 passageiros. Há ainda planos para comercializar o C929, para até 290 passageiros, e o C939, para até 400.

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