A Lufthansa entrou hoje no seleto grupo de 10 companhias aéreas com a classificação cinco estrelas. A certificação foi entregue hoje, 04 de dezembro, pela consultoria britânica especializada em aviação Skytrax. Desse modo, a Lufthansa além de ser a única companhia aérea da Europa com o cobiçado título, também é a única 5 estrelas for a da Ásia.
A Lufthansa First Class já vinha recebendo o título de cinco estrelas nos últimos 10 anos, agora a certificação foi para a companhia toda.
“O prêmio é um reconhecimento bem merecido aos nossos maiores esforços para fazer a Lufthansa uma das maiores companhias aéreas premium do mundo novamente” disse Carsten Spohr, Chairman do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG. “Nós chegamos lá porque fizemos altos investimentos na nossa frota, renovamos nossas cabines, introduzimos serviços digitais, abrimos novas lounges e melhoramos o serviço a bordo e em solo. A combinação de serviços premium com a qualidade e o profissionalismo do nosso time de colaboradores deram à Lufthansa o status de uma companhia aérea cinco estrelas” Spohr complementou. “Todo mundo na Lufthansa pode se orgulhar desta certificação, especialmente nossos colegas a bordo, no cockpit ou em solo que cumprem nossa promessa premium todos os dias na interação com nossos passageiros. Eu estou convencido de que o mais importante fator para chegarmos a cinco estrelas foi o fato de que temos os melhores colaboradores de companhias aéreas”.
Edward Plaisted, CEO da Skytrax, confirmou: “A conquista do status de 5-Star Airline pela Lufthansa não é apenas um grande elogio como a primeira companhia aérea europeia a alcançar esse objetivo, mas é claramente um reconhecimento às melhorias que foram feitas recentemente, particularmente em todas as áreas de linha de frente de serviços”.
Viajando com a perspectiva do passageiro, os avaliadores da Skytrax avaliam a qualidade dos serviços da companhia aérea, tanto em solo quanto no ar, em até 800 categorias diferentes. São avaliados quesitos como serviço de bordo, conforto dos assentos, catering, medidas de segurança, entretenimento a bordo, ofertas de duty-free e vários outros serviços.
Para a Skytrax, a consistência e a constância com que a Lufthansa avançou em com a modernização do produto foi determinante para a decisão de conceder a quinta estrela. Por exemplo, as classes First, Business, Premium Economy e Econômica foram sensivelmente melhoradas nos últimos anos. A companhia também ampliou o restaurant service da First Class para a Business Class, melhorando seu apelo personalizado aos passageiros no processo. E é importante olhar adiante: para a nova Business Class que vai ser lançada em 2020 com o Boeing 777-9 e as nova e ainda melhores Premium Economy e Econômica. A Lufthansa também ganhou pontos com o novo app e a grande variedade de serviços digitais, disponíveis em solo e a bordo. O objetivo é aumentar o uso das oportunidades digitais para desenvolver ofertas customizadas e serviços para os passageiros Lufthansa.
A Skytrax também publica o ranking anual das companhias aéreas mais populares, o World Airlines Awards. No World Airlines Awards 2017, baseado em uma pesquisa feita com 19,8 milhões de passageiros participantes de 105 diferentes países, a Lufthansa ganhou o prêmio de melhor companhia aérea da Europa e a sétima do mundo todo.
Desde 1990, a Skytrax conduz pesquisas sobre a qualidade das companhias aéreas e dos aeroportos. Em 1999, a empresa começou a conceder certificações de até 5 estrelas. Até agora apenas 10 companhias aéreas em todo mundo obtiveram a mais alta classificação.
A Lufthansa, fundada em 1926 com a fusão das empresas Deutsche Aero Lloyd (DAL) e Junkers Luftverkehr, adotou seu nome atual em 1933. Anteriormente era Deutsche Luft Hansa Aktiengesellschaft.
O Grupo Lufthansa inclui mais de 400 subsidiárias e empresas associadas atuando em diversos ramos, além do transporte aéreo de cargas e passageriros, até serviços de TI.
Atualmente sua frota está composta por aeronaves Avro RJ85 BAe 146, Bombardier CRJ900/ CRJ700 e Embraer 195 para as rotas de curto alcance, Airbus A319/A320/A320 Neo/A321 para as rotas de curto alcance e gigantes de última geração como o Boeing 747-8 e Airbus A380-800.