Voou hoje (13 de abril) pela primeira vez o Stratolaunch, o maior avião do mundo. Com 117 metros entre uma ponta da asa e outra, 73 metros de comprimento, 50 metros de altura e peso máximo de decolagem 589,670 toneladas, a aeronave desenvolvida pela empresa norte-americana Stratolaunch Systems supera o Antonov An-225 Mriya no posto de maior aeronave do planeta.
Ainda que mais comprido, com 84 metros, o Mriya tem “apenas” 88,40 metros de envergadura. A aeronave de maior envergadura já construída, o Hughes H-4 Hercules, alcançava 97,54 metros entre as pontas das asas.
O Stratolaunch, como o nome indica, foi desenvolvido para realizar lançamentos de veículos espaciais. O projeto prevê que a aeronave voe a até 11 km de altura levando um foguete Pegasus II, capaz de colocar em órbita satélites de até 6,1 toneladas, ou a nave Dream Chaser, projetada para levar até sete astronautas.
Para tornar esses lançamentos possíveis, o Stratolaunch foi criado para levar uma carga de até 250 toneladas, que fica presa no centro da fuselagem até o momento de se desprender. O novo avião tem uma fuselagem dupla, mas com um detalhe: a da direita é vazia e sequer é pressurizada. Já a da esquerda acomoda um piloto, um co-piloto e um engenheiro de voo.
Os seis motores Pratt & Whitney PW4056 têm, cada um, 56.750 lbf de empuxo, levando o Stratolaunch a 853 km/h. Com 28 rodas nos seus trens de pouso, precisa de uma pista de pouso de 3.700 metros para operar.
O desenvolvimento foi iniciado em 2011, sob a condução da empresa Stratolaunch Systems, criada naquele ano pelo falecido bilionário Paul Allen.
O pioneiro voo de hoje foi realizado a partir do Mojave Air and Space Port, no deserto de Mojave, na Califórnia. O voo não havia sido publicamente anunciado pela empresa, mas foi flagrado por fotógrafos da região.
Assista a imagens do primeiro voo: