AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Marinha tem novo helicóptero de ataque naval

Foto: Helibras

A Marinha do Brasil recebeu o primeiro helicóptero AH-15B Super Cougar. Esta versão específica foi desenvolvida especialmente para o Brasil e inclui tecnologias como o radar tático APS143, o sistema de missão naval N-TDMS, o sistema de contramedidas EWS IDAS-3 e a capacidade de lançar mísseis antinavio AM30 B2M2 Exocet.

A aeronave deverá ser operada pelo Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) e poder embarcar nos maiores navios da frota brasileira, como o Atlântico e o Bahia. Com esse recebimento, a Marinha passa a ter três modelos de aeronaves com capacidade de ataque naval com mísseis: o AH-11B Wild Lynx, os SH-16 Seahawk e os AH-15B Super Cougar.

Ao todo, serão cinco aeronaves deste tipo. A Marinha também já conta com outros 11 helicópteros semelhantes, designados UH-15 Super Cougar, em uma configuração mais simples, sendo adequados para missões como transporte de carga, lançamento de paraquedistas, busca e salvamento, esclarecimento marítimo e desembarque anfíbio.

A encomenda brasileira total, feita em 2008, foi de 50 aeronaves, sendo 16 para a Marinha, 16 para o Exército e 18 para a Força Aérea, sendo que duas destas últimas receberam uma configuração VIP para uso da Presidência da República. O contrato foi assinado com a empresa Helibras, subdisiária brasileira da Airbus. A Atech, do grupo Embraer, atuou no desenvolvimento de tecnologias para a versão AH-15B.