AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

MC-21 voa direto de Irkutsk a Zhukovsky

image_pdfimage_print

Em 17 de outubro último, o primeiro exemplar de testes do novo jato comercial russo MC-21-300 voou diretamente do aeródromo da planta da IAP (Irkutsk Aviation Plant) para o Instituto de Pesquisa de Voo M.M. Gromov, em Zhukovsky, ao sul de Moscou (Rússia), de onde dará continuidade ao programa de testes de voo.

O voo de Irkutsk para Zhukovsky cobriu uma distância de 4.500km, sem escalas, em 6 horas de voo, numa altitude de cruzeiro de 10.000m. O piloto de testes chefe, Oleg Kononenko, Herói da Rússia, liderou a tripulação no voo, e após o pouso, declarou que “o voo transcorreu totalmente no padrão. Todos os sistemas da aeronave operaram sem falhas.”

O presidente da United Aircraft Corp (UAC, ou em russo, OAK) e da Irkut Corp, Yuri Slyusar, disse na ocasião que “hoje alcançamos um novo marco no programa do MC-21. Seguimos adiante, com a continuidade dos testes de voo e em solo, introduzindo novos pontos no programa de testes, fazendo a certificação e iniciando a produção em série. Este programa está levando as nossas empresas a novos níveis tecnológicos e vem provendo um crescimento profissional de nossas equipes de especialistas.” Segundo Oleg Demchenko, primeiro vice-presidente e projetista-chefe da Irkut Corp, “os testes de voo do MC-21 realizados na Irkutsk Aviation Plant, junto com o voo de longa duração (de Irkutsk a Zhukovsky) comprovaram as características declaradas da aeronave. À partir de agora, os ensaios continuarão nas Oficinas de Desenvolvimento e Testes de Voo da Yakovlev, no complexo de Zhukovsky. Um novo hangar, com um novo complexo, com tecnologia de última geração para coleta, processamento e arquivo de dados, foi construído para o trabalho com o MC-21.

Clique na imagem para ampliar:

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros