Os caças stealth chineses J-20 e J-35 não vão aparecer no Paris Air Show de 2025, que acontece nesta semana na capital francesa, porém serão apresentados por meio de maquetes. A Aviation Industry Corporation of China (AVIC) tem um stand para demonstrar seus principais avanços tecnológicos. E a repercussão do público tem sido significativa, sendo um dos espaços mais buscados no local.
Os executivos da AVIC não entram em questões de geopolítica e preferem se concentrar no potencial comercial dos seus produtos. Além dos caças stealth, também tem destaque o J-10, aeronave de quarta geração que ganhou destaque por, supostamente, ter conseguido abater aeronaves indianas, incluindo um moderno Dassault Rafale, durante o recente conflito indo-paquistanês.

A estatal chinesa quer, ainda, dar destaque ao cargueiro Y-20, ao helicóptero utilitário Z-20 e ao helicóptero de ataque Z-10ME. Drones GJ-11 e Wing Loong-2 também estarão em mostra, todos em formato de maquetes.
A expectativa da AVIC é atrair interesse de países da “periferia”, como América Latina, África e Ásia. Há, ainda, a exposição em aeronaves para uso civil.
Comentar