Com 290 unidades encomendadas para 22 forças aéreas de todos os continentes, o Super Tucano completou 600 mil horas de voo desde a sua decolagem inicial, em 2 de junho de 1999. A Embraer escolheu o Paris Air Show 2025 para celebrar o feito do seu projeto, sucesso comercial há mais de 20 anos.
“É um privilégio poder compartilhar este feito na trajetória da aeronave líder em sua categoria. O Super Tucano é o único turboélice de ataque leve, de reconhecimento armado e treinamento avançado atualmente em produção e com atuação comprovada em combate ao redor do mundo”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

A aeronave oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, CAS, Patrulha Aérea e Interdição Aérea, Treinamento JTAC, ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea. O cliente inicial foi a Força Aérea Brasileira, mas logo o modelo se tornou referência tanto para países que querem soluções de baixo custo quanto os que buscam modelos para missões específicas.
O mais recente anúncio foi o de Portugal, que terá o A-29N, versão com aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos e capacidades adicionais, configurada para atender aos mais rigorosos requisitos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Com constantes melhorias, a expectativa é continuar a obter sucesso no mercado.
LEIA TAMBÉM:
Paraguai inicia recebimento do Super Tucano
Panamá anuncia escolha pelo Super Tucano
Uruguai confirma compra de cinco A-29 Super Tucano novos
Portugal anuncia a compra do Super Tucano
FAB intercepta 439 aeronaves em um ano e avança na modernização do Super Tucano
Comentar