AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Míssil PL-10 operacional com caças J-20

Conhecida por reduzir o acesso público a informações militares, a China divulgou em um canal oficial a primeira foto de um caça J-20 lançando um míssil ar-ar. Teoricamente comparável ao norte-americano F-22 Raptor, o J-20 é o principal vetor de superioridade aérea chinês.

A imagem, publicada na conta oficial da Força Aérea do Exército de Libertação Popular na rede social Weibo, mostra o J-20 lançando um míssil PL-10, de curto alcance, comparável ao AIM-9 Sidewinder. Pela foto, é possível supor a plena operacionalidade do compartimento de armas localizado na lateral do caça.

A principal arma do J-20 para conquistar a superioridade aérea, porém, é o PL-15, que teria um alcance de aproximadamente 300 km. Esse míssil seria a explicação para os Estados Unidos avançarem no desenvolvimento do AIM-250 JATM, numa tentativa de se igualar ao poderio chinês.

Conforme analistas ocidentais, o J-20 tem a capacidade de levar um míssil PL-10 em cada um dos compartimentos laterais e até quatro PL-15 no compartimento de bombas ventral. A existência de mais de um compartimento de armas possibilitaria lançar mísseis sem uma ampliação tão grande da assinatura radar do caça.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO DA ASAS

APROVEITE AS PROMOÇÕES ATÉ O DIA31/01!

Carrinho