AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Modelo da Embraer será maior jato a operar no aeroporto London City

Foto: Embraer

London City está para a capital britânica como os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont estão para São Paulo e Rio de Janeiro: próximo ao centro financeiro da cidade, é a opção preferida para quem quer deslocamento rápido. Porém, a pista de apenas 1.508 metros, a exigência de aproximações íngremes e as regras rígidas sobre ruídos tornam o aeródromo inviável para a maioria dos jatos comerciais. Este não é mais o caso do Embraer 195 E2, que a partir de agora é a maior e mais sustentável aeronave autorizada a operar em London City.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) certificou nesta semana o jato de origem brasileira para a operação. O processo de certificação destacou o baixo nível de ruído do jato E195-E2 na comparação com outras aeronaves narrowbody. O modelo superou a rigorosa regulamentação estabelecida no Capítulo 14 da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), com um nível de ruído na decolagem 60% menor em relação a aeronaves da geração atual.

London City Airport. Foto: Frans Zwart

“A certificação do E195-E2 inaugura uma nova fase para o London City. Com sua capacidade de transportar mais passageiros, menor emissão de ruídos e mais eficiência em combustível, o E915-E2 evidencia nosso compromisso de trabalhar de maneira próxima com os fabricantes de aviões de nova geração para certificar jatos mais limpos e silenciosos. Estamos ansiosos para o início das operações com o E195-E2 pelas companhias aéreas”, afirma Alison FitzGerald, Diretora de Operações do London City Airport.

O E195-E2 pousou pela primeira vez no London City Airport em julho de 2022, em um voo de teste. Agora, empresas aéreas devem utilizar o jato da Embraer para rotas em toda a Europa continental. A expectativa é ver o novo jato, com capacidade para até 144 passageiros, substituir jatos mais antigos, como o Embraer 190 e o Airbus A220.

Embraer E195 E2 em London City

“O London City é um aeroporto especial para a Embraer e único de muitas maneiras, não apenas por seus famosos 20 minutos da calçada ao portão de embarque. Nossos jatos dominam as operações no aeroporto com 85% dos voos, o que nos orgulha muito. Isso ocorre graças ao desempenho das aeronaves, que não exigem o bloqueio de assentos para reduzir seu peso. Os jatos da Embraer já respondem por grande parte das movimentações de um aeroporto com condições exigentes e esperamos que o E195-E2 faça parte dessa história de sucesso”, afirma Marie-Louise Philippe, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Embraer Aviação Comercial na Europa e Ásia Central.

O uso de combustível sustentável também amplia a aceitação ao jato da Embraer, principalmente na Europa. Em 2022, a empresa brasileira e a Pratt & Whitney realizaram um teste bem-sucedido com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF, na sigla em inglês) no E915-E2. O uso do SAF poderá permitir a uma redução de até 85% das emissões no futuro.

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