AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Navio perdido pela US Navy pode ser classificado como porta-aviões

USS Bonhomme Richard com seu grupo aéreo embarcado em 2017. Foto: Mass Communication Specialist 2nd Class Sarah Villegas/US Navy
image_pdfimage_print

Sem expectativas de voltar ao serviço ativo, o USS Bonhomme Richard já é considerado uma das maiores perdas da história da US Navy fora de combate e, conforme os padrões de outros países, deve ser classificado como “porta-aviões”. Oficialmente identificado como navio de assalto anfíbio, o USS Bonhomme Richard tinha como ala aérea padrão cerca de 20 helicópteros e um pequeno número de caças AV-8B Harrier ou F-35B Lightning II do United States Marine Corps para realizar ataques. Porém, havia a capacidade de levar até 20 desses caças, formando um grupamento embarcado comparável ao visto em naus capitânias de outros países.

O porta-aviões espanhol Juan Carlos I, por exemplo, pode levar até 12 caças AV-8B Harrier. Já os italianos Cavour e Giuseppe Garibaldi são capazes de utilizar um limite de 16 AV-8B, já em fase de substituição pelos F-35B. Em termos de deslocamento, estes porta-aviões de 26.000 toneladas, 27.900 toneladas e 14.150 toneladas são de porte menor que o USS Bonhomme Richard, com até 41.000 toneladas de deslocamento.

O navio operou com caças AV-8B Harrier e podia levar a bordo os F-35B Lightning II

A classificação da US Navy como navio anfíbio tem a sua razão. Os EUA contam hoje com 10 porta-aviões na classe Nimitz, além do primeiro da classe Gerald R. Ford. A classe Wasp, da qual o USS Bonhomme Richard, é composta por oito navios. Há ainda dois da classe America, classificados como Landing Helicopter Assault e também capazes de levar os caças F-35B.

O USS Bonhomme Richard está em chamas desde domingo. O incêndio começou com o navio atracado no píer da Base Naval de San Diego, na Califórnia.

Foto: US Navy

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros