AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA DOS ARQUIVOS DE ASAS

Norte-coreanos celebram o dia em que abateram avião da US Navy

image_pdfimage_print

O dia 15 de abril é importante na Coreia do Norte. A data marca o aniversário do ditador Kim Il-sung, o primeiro da dinastia de líderes comunistas, avô do atual chefe de estado, e lembra do dia em que caças MiG-21 abateram um avião de inteligência Lockheed EC-121M Warning Star da US Navy.

Foi há exatos 52 anos, em 15 de abril de 1969. O EC-121M decolou do Japão para uma missão de inteligência eletrônica (ELINT). Deveriam ser 8h30 de voo com captação de sinais norte-coreanos, ainda que sempre a pelo menos 93 km da costa do país comunista.

Não adiantaram os cuidados: dois caças MiG-21 Fishbed decolaram da base de Hoemun-Ni armados com mísseis Vympel R-3S (AA-2 Atoll). A tripulação sob comando do Lieutenant Commander James Howard Overstreet nem teve tempo de pedir socorro. Os EUA sustentam que tudo ocorreu sobre águas internacionais.

O comando das forças norte-americanas no Japão acompanhou os sinais dos dois caças norte-americanos se aproximarem do lento avião de inteligência, versão militarizada do Lockheed Model L-1049A Super Constellation. Dois F-102 Delta Dagger chegaram a ser acionados da base de Osan, mas o tempo não foi suficiente.

Em seguida, um HC-130 com a escolta de dois F-106 Delta Dart partiu em busca de sobreviventes. Dois navios da US Navy também partiram para a área. Porém, foi um navio da marinha soviética que acabou encontrando coletes salva-vidas, parquedas e partes do avião abatido. Tudo foi transferido para uma embarcação da US Navy.

Investigações posteriores apontam que o EC-121 sofreu uma falha estrutural causada pela detonação de, possivelmente, duas cabeças de guerra de fragmentação. Possivelmente os homens da US Navy foram vítimas de dois AA-2. Dois corpos foram localizados em 17 de abril.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros