AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novas fotos revelam detalhes do jato chinês de sexta geração

Conforme adiantado na mais recente edição da Revista ASAS, a aeronave até o momento chamada de “J-36” deve ser, provavelmente, uma aeronave de ataque, sendo mais adequada a designação JH-36. Isso ficou mais evidente como uma nova imagem que, pela primeira vez, mostra o jato de frente, revelando um cockpit que possivelmente leva tripulantes sentados lado a lado, tal como o Sukhoi Su-24, o A-6 Intruder ou o F-111 Aadvark.

As novas imagens que circulam na internet, possivelmente em vazamentos programados pelo governo chinês, dão detalhes das angulosas entradas de ar. Além disso, fica ainda mais evidente a existência de uma estrutura possivelmente envidraçada na lateral do nariz, o que supõe que seja um sistema eletro-óptico avançado.

As primeiras imagens surgiram em 26 de dezembro, dia do aniversário de Mao Tsé-Tung. Naquela ocasião, foi possível observar um amplo espaço para compartimento de armamentos, além da presença de três motores.

O design sem cauda, notadamente, é o mais destacado. O jato tem uma aerodinâmica que parece priorizar mais velocidade, menor observabilidade e características stealth. A configuração sem cauda permite uma performance em voo de cruzeiro bastante melhorada, porém, costuma impactar na agilidade em voo. A questão é se há fly-by-wire digital de nova geração para garantir um voo seguro.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho