A empresa de imagens espaciais Planet Labs revelou que o mais novo porta-aviões da marinha da China está pronto para ir ao mar. Chamado até o momento de Type 003, o navio está em uma doca no porto de Xanguai.
As catapultas estão com algum tipo de material promocional, o que sugere um evento de lançamento em breve. Também há bandeiras comemorativas.
Uma das possibilidades é a de que o porta-aviões seja apresentado no dia 15 de junho, dia do aniversário de Xi Jinping, presidente da China.
O Type 003 deve ampliar decisivamente as capacidades aeronavais da marinha do país. Isso porque, diferentemente dos porta-aviões agora em uso (Liaoning e Shandong), que utilizam uma rampa para decolagem dos caças, dessa vez há um sistema de catapulta. Na prática, jatos poderão decolar com uma carga bélica maior.
Há também expectativa sobre a utilização do caça J-35 Gyrfalcon e do avião-radar KJ-600, comparáveis ao F-35 Lightning II e ao E-2 Hawkeye, respectivamente. Hoje, o Shenyang J-15 Flying Shark é o caça-padrão dos porta-aviões chineses, sendo uma versão multifuncional do J-11, versão local do Flanker.