AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

O Sukhoi Superjet 100 voa com as novas saberlets

Sukhoi Superjet 100
image_pdfimage_print

No último dia 21 de dezembro, o Sukhoi Superjet 100 fez seu primeiro voo equipado com winglets com novíssimo formato, as saberlets.

Estas saberlets, instaladas agora no Sukhoi Superjet 100, fazem com que a ponta da asa tenha uma curva menos acentuada, em comparação com as winglets convencionais, onde a ponta da asa termina com uma curva que a deixa quase na vertical. O novo formato é resultado de numerosas pesquisas de engenharia e atividades experimentais desenvolvidas pela Sukhoi Civil Aircraft Company com o auxílio do Instituto Central de Aero hidrodinâmica (TsAGI).

A geometria das pontas das asas, que lembram um sabre, foi determinada com a implementação de métodos extremamente inovadores de otimização 3D baseados em computação numérica chamado de Dinâmica Computacional de Fluidos (CFD em sua sigla em inglês), um know-how exclusivo do TsAGI utilizado na indústria de aviação russa, especialmente no programa do Sukhoi Superjet 100.

Os resultados das pesquisas e experimentos mostraram que a instalação desse modelo de pontas de asas, saberlets, permite simultaneamente o melhoramento das decolagens e pousos e consumo de combustível na ordem de não menos que 3%.

A esperada melhora das características de decolagens e pousos será enorme para as empresas que operam voos regionais desde pistas regionais em localidades com condição de tempo quente bem como nos aeródromos de montanha (Hot&High).

As pontas de asas do tipo saberlets podem ser instaladas tanto em aeronaves novas de produção quanto nas já entregues através de kits que serão fabricados pela Voronezh Joint-Stock Aircraft Building Society (VASO) com materiais certificados tanto na Rússia quanto internacionalmente.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros