AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Ostentação australiana: “Elephant Walk” de A330MRTT

Elephant Walk de KC-30A MRTT da RAAF Foto: RAAF
image_pdfimage_print

A Royal Australian Air Force (RAAF) fez uma demonstração de força em novembro. Cinco aviões Airbus Multi-Role Tanker Transports (MRTTs) KC-30A taxiaram juntos na pista da Base Aérea de Amberley, em uma marcha apelidada de “Elephant Walk”, nome dado na Segunda Guerra Mundial ao deslocamento de esquadrilhas numerosas se preparando para a decolagem.

No caso da RAAF, os cinco KC-30A ocuparam mais de 500 metros da taxiway. Em seguida, cada um decolou para uma missão específica, incluindo reabastecimento em voo de caças F-18 Super Hornet e transporte de cargas.

A cena realizada pela RAAF demonstra o alto índice de disponibilidade. O Esquadrão 333 possui atualmente, sendo que um estava em operação no Oriente Médio e somente uma em manutenção pesada. O comandante da unidade, Group Captain Steve Pesce, ressaltou a importância estratégica das aeronaves. “Lançar cinco KC-30A demonstra a capacidade de transportar mais de mil passageiros ou reabastecer mais de 40 F-18 Hornet”, disse. O militar lembrou ainda que cinco aeronaves podem levar 250 toneladas de combustível a uma distância de 1.800 quilômetros.

O KC-30A é uma versão modificada do Airbus A330-200, destacando-se pelos dois pods de reabastecimento no sistema hose-and-drogue e pelo flying boom de onze metros. Internamente é mantida a capacidade de transporte de carga ou passageiros.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros