AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

OTAN descarta que Corona tenha sido criado em laboratório

Em missão pela OTAN, um C-17 pousou em Bucareste com 45 toneladas de suprimentos médicos
image_pdfimage_print

Em comunicado oficial, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) apontou cinco mitos sobre a Covid-19 supostamente disseminadas pela Rússia. Entre as mentiras, estaria a informação de que a OTAN teria criado o vírus.

Para a OTAN, não há qualquer evidência de que o novo corona vírus tenha sido criado em laboratório. “Conforme confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as evidências disponíveis sugerem que o SARSCoV-2, o coronavírus causador do COVID-19, tem uma origem natural em animais e não é um vírus construído”, afirma o texto, em inglês.

A OTAN também se vale da informação divulgada pelo site Science Daily. “Uma análise recente da sequência do genoma de SARS-CoV-2 não encontrou evidências de que o vírus estivesse fabricado em laboratório ou de outra forma projetada”, continua o documento. Curiosamente, uma versão semelhante deste mito também circula no Brasil, porém apontando a China como culpada.

Outros mitos

A OTAN também alega outros “mitos” sobre os efeitos da Covid-19. Um deles seria o fim da própria aliança. “A OTAN foi criada para lidar com crises, e estamos trabalhando para garantir que essa crise de saúde não tornar-se uma crise de segurança. Como em nossas sociedades, alguns de nossos funcionários civis e militares testaram positivo para COVID-19, mas o principal trabalho político e militar da OTAN continua”, diz o documento.

A OTAN também refutou a ideia de que esteja falhando no apoio aos seus aliados. “República Tcheca, Itália, Luxemburgo, Holanda, Macedônia, Romênia, Eslováquia e Espanha se beneficiaram desse apoio”. Aviões de transporte já levaram remédios, equipamentos médicos e respiradores para estes países.

Outro fato refutado pela OTAN é que exercícios militares tenham contribuído para disseminar o vírus. Alguns treinamentos, porém, foram modificados ou mesmo cancelados. Por fim, a OTAN ressaltou que defende o investimento em forças armadas, mas sem que isso signifique comprometer o orçamento da área de saúde.

Clique aqui para acessar o documento da OTAN

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Você já assistiu à série #Sextou?! Confira as melhores dicas culturais da aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros