AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

KC-390 entra no combate à Covid-19

Aeronave iniciou sua vida operacional na Ala 2, em Anápolis
image_pdfimage_print

Com a primeira unidade de KC-300 recebida em setembro, o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) da Força Aérea Brasileira estreou o uso de seus KC-390 Millenium em missões para beneficiar a sociedade. A aeronave desenvolvida e fabricada no Brasil transportou 6,9 toneladas de equipamentos hospitalares e uma ambulância do Rio de Janeiro (RJ) até Manaus (AM). A missão ocorreu nesta sexta-feira (10 de abril).

O 1º GTT já possui dois KC-390, estando sediado em Anápolis (GO). Atualmente, são as maiores aeronaves militares em uso no Brasil, pois o Boeing 767 alugado foi devolvido. A FAB tem um contrato para a aquisição de 28 KC-390, que devem substituir e suplantar a frota de C-130 Hércules, uma vez que são mais rápidos, levam mais carga e podem cumprir uma maior variedade de missões quando comparados com seus antecessores.

Quer saber mais sobre o KC-390?!

Ainda assim, havia planos para a aquisição de pelo menos um par de aeronaves de maior porte, como o Boeing 767 ou o Airbus A330MRTT, como os utilizados por países como Chile, Colômbia, Estados Unidos, Austrália e França. Esse tipo de avião pode levar cerca de 45 toneladas de carga, contra um máximo de 23 do KC-390.

No combate à pandemia de Covid-19 a FAB também utiliza outras aeronaves, como o C-105 Amazonas e até um VC-99 Legacy, que teve seu interior VIP retirado para permitir o transporte de carga.

“Esquadrão Zeus”

A FAB divulgou que os militares do 1º GTT que operam o KC-390 passaram a se identificar como “Esquadrão Zeus”. No passado, o 1º GTT era dividido em dois esquadrões, o “Coral” e o “Cascavel”. Porém, ao contrário do que circulou pela internet há alguns meses, o nome “Zeus” não se refere ao KC-390. A aeronave fabricada pela Embraer foi batizada de “Millenium”.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros