AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

OTAN faz 10 interceptações de aviões russos em 6 horas

Eurofighter Typhoon italiano voa entre aeronaves russas durante interceptação Foto: OTAN
image_pdfimage_print

Caças de países da OTAN realizaram dez interceptações de aeronaves russas em apenas seis horas. Aconteceu na segunda-feira, dia 29 de março. De acordo com a OTAN, foi um dia de atividade pouco usual, com ação no Atlântico Norte, Mar do Norte, Mar Negro e Mar Báltico.

Dois Tu-95 Bear foram interceptados por caças F-16 da Noruega no extremo norte da Europa. Horas mais tarde, os F-16 noruegueses precisaram decolar mais uma vez, e encontraram um par de Tu-160 Blackjack. Ambos os encontros ocorreram sobre águas internacionais. Em seguida, esses grupos foram interceptados pelos F-16 e Eurofighter Typhoon da Bélgica e do Reino Unido, respectivamente.

A presença russa no Mar Negro também motivou decolagens de caças da Turquia, Romênia e Bulgária. Já caça italianos Eurofighter Typhoon interceptaram um patrulheiro Il-38 no Mar Báltico. O turboélice estava acompanhado de par de caças Flanker.

Todas as interceptações foram coordenadas pelos centros de operações conjuntas da OTAN, localizadas em Uedem, na Alemanha, em Torrejón, na Espanha. Segundo a aliança militar, todos os encontros ocorreram sobre águas internacionais, tendo sido seguidas as regras de segurança.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros