ARTE, CULTURA & LAZER

Ozires Silva recebe a maior honraria do estado de São Paulo

Ozires Silva foi agraciado nessa terça-feira (26/1) com a mais alta honraria concedida pelo estado de São Paulo. Das mãos do governador João Dória, ele recebeu, em sua residência, a outorga da Ordem do Ipiranga, homenagem reservada àqueles que, por méritos pessoais e grandes contribuições ao país e ao povo brasileiro, merecem a gratidão dos paulistas.

Um dos principais nomes da história da indústria aeronáutica brasileira e atualmente Presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, Ozires Silva, que acaba completar 90 anos de idade, tem um histórico de sucesso ao longo sua trajetória de vida. Atualmente, ele é patrono dos cursos de Aviação e Engenharias das instituições do Ecossistema Ânima e chanceler da Universidade São Judas.

Foi fundador da Embraer e atuou como presidente da empresa por quase 20 anos, contribuindo para o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Oficial da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), Dr. Ozires Silva ocupou ainda os cargos de Ministro das Comunicações e Presidente da Petrobrás.

Uma referência para conhecer a vida de Ozires Silva é a obra “O Voo do Impossível – A História do Bandeirante. O Avião que Gerou a Embraer“, de Claudio Lucchesi.