AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Parece um F-5. Mas o Irã garante que é novo

O Irã diz que o Kowsar é um novo caça de quarta geração. O resto do mundo diz que é um F-5F
image_pdfimage_print

Parece com um F-5F. Mas o Irã anunciou esta aeronave da foto como um moderno caça de quarta geração, multifunção, com alta tecnologia e capaz de voar a Mach 1,2 a 45 mil pés de altura.  E toda a produção do novo caça Kowsar seria 100% iraniana.

O Kowsar foi apresentado pelo próprio presidente Hassan Rouhani, que aproveitou a transmissão na TV estatal para garantir que o Irã está muito bem equipado. “Por que os Estados Unidos não lançam um ataque militar contra nós? Por causa do nosso poder”, disse. “O inimigo deve ver quão custosa uma invasão do Irã pode ser”, completou.

Presidente do Irã apresenta o novo caça

Após a revolução iraniana, em 1979, o país persa continuou operando seus F-4, F-5 e F-14, quase sempre graças ao desenvolvimento de componentes por meio da “engenharia reversa” e da colaboração, nem sempre pública, de outros países. E eventualmente surge um “novo” desenvolvimento nacional iraniano. Porém, essas novidades não podem ser conferidas por fontes independentes.

Um dos casos mais lembrados é a do Qaher-313, apresentado como um jato multifuncional invisível. Porém, analistas ocidentais duvidam até da possibilidade de o avião voar, sobretudo por conta das diminutas dimensões das entradas de ar para os motores.

O suposto caça invisível iraniano ainda não foi visto em voo

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros