A Força Aérea dos Estados Unidos confirmou sua satisfação com os Sikorsky HH-60 Pave Hawk. O plano é substituir os 96 HH-60G por 112 novos HH-60, da versão W. Os primeiros serão recebidos em 2020 e os últimos em 2029, o que dá a possibilidade de aeronaves desse modelo estarem em operação até a segunda metade do século XXI.
Os HH-60G foram recebidos a partir de 1982 e já apresentam sinais do passar dos anos. A frota inicial de 112 unidades foi reduzida a 96, e atualmente a disponibilidade gira em torno de 68%, enquanto a necessidade é de 75%. Os helicópteros já passaram das 7 mil horas de voo, acima do limite inicialmente previsto, que seria de 6 mil.
A principal característica dos HH-60 Pave Hawk, em comparação aos Black Hawk básicos, é o probe para reabastecimento em voo. Também tem sistemas de comunicação e navegação avançados, além de contramedidas e duas metralhadoras calibre .50.
O HH-60W terá aumento da capacidade interna de combustível e uma suíte eletrônica bem mais avançada. Os motores serão o General Electric T700-GE-701D.
Fotos: Força Aérea dos Estados Unidos
Isto, por si só, prova a versatilidade, a robustez e o sucesso do projeto.