AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Piloto de caça é o novo Comandante da Força Aérea Brasileira

Foto: Bruno Batista / Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior é o novo Comandante da Força Aérea Brasileira. Natural da cidade do Rio de Janeiro, ingressou na Força Aérea Brasileira em 3 março de 1975. Com mais de 4 mil horas de voo, tem no seu currículo a passagens pelo 1º Grupo de Aviação de Caça, 1º Grupo de Defesa Aérea e 2º/5º GAV, tendo assumido o Comando do 2º/6º GAV, da Base Aérea de Fortaleza e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro.

Atualmente, o Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior está à frente do Comando-Geral de Apoio, responsável pela área logística da Força Aérea. Natural do Rio de Janeiro (RJ) e torcedor do Flumiense, o militar segue os passos do pai, o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, que esteve à frente da Força Aérea Brasileira entre 21 de dezembro de 1999 e 31 de dezembro de 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Atuante no Twitter, o Brigadeiro Baptista Júnior costuma republicar notícias sobre aviação militar, sobre a Força Aérea Brasileira e também de Ministros do Governo Federal, como o número de vacinas contra a Covid-19 aplicadas até o momento. Também já compartilhou publicações até sobre o desempenho do PIB nacional.

O militar também costuma fazer comentários sobre a Força Aérea Brasileira que não são realizados nem pelo próprio Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. Por exemplo, comentou o anúncio, feito pelo Presidente, da compra de um novo avião cargueiro de grande para a FAB. No início de março, após o Ministério da Economia vetar um crédito extraordinário para a compra, esclareceu rapidamente que há outras possibilidades orçamentárias para concretizar a aquisição.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros