AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Portugal quer KC-390 em missões da OTAN

Em fase avançada de testes e prestes a ser entregue à Força Aérea Brasileira, o KC-390 conquistou hoje a sua primeira venda internacional. O Conselho de Ministros de Portugal anunciou a aquisição de cinco aeronaves KC-390.

O curto anúncio do Conselho de Ministros também ressalta o papel do KC-390 para missões realizadas fora do país. Segundo o texto divulgado, a aeronave atende a todos os requisitos, inclusive “os exigidos para participação nas operações militares que poderão decorrer das alianças de que Portugal faz parte”.

Portugal atualmente faz parte da OTAN e União Europeia. O país atualmente participa de missões na Somália, Kosovo, Mali, Afeganistão, Lituânia, República Centro-Africana, Iraque e Colômbia, além de ações entre países no Mediterrâneo.

Outra necessidade de Portugal é a utilização das aeronaves para missões de combate a incêndios florestais. Em 2017, 62 pessoas morreram e outras 59 ficaram feridas na região de Leiria. As ocorrência são comuns em praticamente todo o território português.

Embraer KC-390
Embraer KC-390 em voo. Foto: Sgt Bruno Batista / Força Aérea Brasileira

De acordo com o Conselho de Ministros, o “KC-390 satisfaz integralmente os requisitos definidos pelo Estado Português”. Também devem ser realizadas missões de transporte aéreo, busca e salvamento, evacuações sanitárias e apoio a cidadãos nacionais, nomeadamente entre o Continente e os Arquipélagos, incluindo-se, também, a capacidade adicional de reabastecimento em voo.

Além dos cinco aviões, Portugal deve adquirir um simulador de voo e suporte logístico. “As características únicas da aeronave KC-390 estabelecem um novo padrão para o transporte militar estratégico, até aqui apenas possível de assegurar com aeronaves quadrimotores, de superiores dimensões e capacidades”, informa o comunicado.

Conheça as páginas da revista ASAS no Facebook e no Instagram e acompanhe diariamente notícias sobre Aviação!

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Nova edição da ASAS!!!

Nova edição da ASAS!!!

Lançamento!

Lançamento!

SAAB

SAAB

Últimas notícias

Parceiro

Fórum ASAS

Carrinho