AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Portugal recebe treinamentos com F-16

Dinamarca e Portugal utilizam, cada um, 30 caças F-16 modernizados
image_pdfimage_print

Com condições atmosféricas mais amenas que as registradas em outros países da OTAN durante o inverno, Portugal tem recebido treinamentos internacionais com caças F-16 no início do ano. Nesta semana, o destaque é a presença de 18 caças F-16C da United States Air Force (USAF) na Base Aérea Nº 5, em Monte Real.

Os caças são do 480th Fighter Squadron, sediado na Base Aérea de Spangdahlem, na Alemanha. Os norte-americanos devem voar ao lado dos “Falcões” e “Jaguares”, as duas esquadras da Força Aérea Portuguesa equipadas com cerca de 30 caças F-16.

Há duas semanas, foi a vez da Base Aérea de Monte Real receber um contingente de caças F-16 da Royal Danish Air Force. Os dinamarqueses também realizaram treinamentos ao lado dos seus pares portugueses e aproveitaram tanto as condições atmosféricas favoráveis quanto o espaço aéreo disponível.

Monte Real está localizada na região central de Portugal, entre as cidades de Fátima e Coimbra, fora das áreas de tráfego de aeronaves com destino a Lisboa ou Porto. Próximo ao mar, também permite treinamentos sobre o Oceano.

No mesmo período, o local foi selecionado para testes com a versão S1.1 do F-16MLU, designado em Portugal como F-16M.  A versão S1.1 do F-16MLU (ou F-16M) teve melhorias no hardware e software. Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega participam do projeto.

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros