AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Primeiro caça stealth da Rússia é o Sukhoi Su-57

image_pdfimage_print

Da Redação

 

Agora é oficial – depois de muita especulação, o primeiro caça de 5ª geração (stealth) da Rússia tem um nome, é o Sukhoi Su-57. A designação foi revelada diretamente pelo comandante da Força Aérea do país, Coronel-General Viktor Bondarev, numa entrevista ao canal de TV Zvezda, que pertence ao Ministério de Defesa russo, que irá ao ar na íntegra neste sábado.

Por muito tempo, a aeronave foi tratada como PAK FA, o nome do requerimento da Força Aérea russa para um caça de 5ª geração – do russo “Perspektivny Aviatsionny Kompleks Frontovoy Aviatsii”, “futuro sistema aéreo da aviação de frente”). E, mais recentemente, também vinha sendo chamada de Sukhoi “T-50” – neste caso, tratando-se da designação do fabricante para os exemplares de desenvolvimento e protótipos do programa.

Com a proximidade da entrada em produção e das entregas para avaliação operacional e subsequente obtenção de operacionalidade na Força Aérea russa, havia já a expectativa que o nome oficial do novo caça fosse revelado no Salão Aeroespacial de Moscou (MAKS 2017), em julho passado – mas isto não ocorreu.

Com o primeiro protótipo tendo estreado em voo em 29 de janeiro de 2010, a previsão agora é estar em produção em 2019, com um lote inicial de 12 aeronaves – a previsão é que a Rússia venha a adquirir até 200 jatos, cujo exemplar tem um custo estimado de US$ 50 milhões.

Fonte: RT (www.rt.com)

Sobre o autor

Redação

Comentário

Clique aqui para comentar

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros