AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Primeiro KC-390 em configuração OTAN entra em serviço em Portugal

Foto: Embraer

O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou em serviço hoje na Base Aérea de Beja. A aeronave foi aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e conta com os equipamentos padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP.

“Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”, afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.

“A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.

Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo. A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada na última segunda-feira (16), na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.

Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.

LEIA TAMBÉM:

FAB completa 10 mil horas com seus KC-390 e atinge 80% de disponibilidade

República Tcheca anuncia compra do KC-390 Millennium

FAB mobiliza KC-390, KC-390 e VC-2 para resgatar brasileiros no Oriente Médio

Embraer vai oferecer versão específica do KC-390 para a Índia

Sobre o autor

Redação

Comentário

  • Poderia ser KC-390 Rino, para combinar com o tamanho e com o chifre de reabastecimento. O nome do esquadrão ficou perfeito. Poderiam pintar um rinoceronte no estabilizador vertical.

Clique aqui para comentar

PRÉ VENDA! NOVA EDIÇÃO

Carrinho