AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Reaper tem novo pod para missões de inteligência

O Ministério da Defesa da Polônia divulgou fotos que mostram um drone MQ-9 Reaper com uma carga diferente sob a asa direita. De acordo com o site The Avionist, possivelmente trata-se do pod desenvolvido pela L3 Technologies e pela General Atomics para missões de coleta de dados para missões de inteligência (SIGINT).

De acordo com as fabricantes, o novo equipamento amplia o leque operacional do MQ-9 contra ameaças mais modernas da guerra aérea. Os testes aconteceram em 2019 e foram anunciados durante o Paris Air Show daquele ano.

Agora, o pod parece ter entrado em serviço com o 52nd Expeditionary Operations Group, unidade da USAF baseada na Europa. A unidade opera pelo menos dois drones Reapers com matrículas civis, que são operados por empresas privadas. À USAF cabe os serviços de comunicação, análise de dados e segurança em solo.

O destacamento do grupo na Base Aérea de Miroslawiec, na Polônia, desde 2018 realiza missões próximas à Rússia e seus aliados, com destaque para o exclave de Kaliningrado.

Tags