AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Reino Unido recorre à Índia para não perder F-35

F-35B britânico após pouso de emergência na Índia

A pioneira missão da Royal Navy com 14 caças F-35B Lightning II a bordo do porta-aviões HMS Prince of Wales em uma longa jornada até o Pacífico quase acabou em acidente. Um desses jatos precisou fazer um pouso de emergência em Thiruvananthapuram, no sul da Índia, após ficar com combustível insuficiente para retornar ao navio. A aeronave ainda está no local, possivelmente com problemas mecânicos.

Era noite de sábado e às 21h20 (horário local), o piloto britânico declarou emergência para o controle de tráfego aéreo da Índia. A aeronave se aproximou rapidamente do aeroporto, localizado no litoral, e pousou em segurança oito minutos depois. Autoridades indianas providenciaram o reabastecimento do jato.

As condições climáticas eram adversas naquela noite. Não foi divulgado, porém, se o F-35B não teve êxito ao tentar pousar no HMS Prince of Wales, tendo rumado para o continente, ou se houve falha no planejamento da missão. De todo modo, caso o navio estivesse em áreas de hostilidades, por exemplo, não haveria a opção de um pouso no continente. O Reino Unido não conta, no momento, com aeronaves embarcadas capazes de reabastecer seus próprios caças no ar.

Porém, desde o dia do pouso não programado, equipes britânicas têm sido até a Thiruvananthapuram para atuarem no F-35B e, por algum motivo não divulgado, a aeronave ainda não decolou, pelo menos por quatro dia após a ocorrência, conforme a imprensa local.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho