AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia aciona 3 interceptações da OTAN em 2 dias

F-35 da Força Aérea da Noruega Foto: OTAN

No dia 28 de abril, caças F-16 da Força Aérea da Polônia interceptaram dois bombardeiros russos Tu-160 Blackjack sobre o Mar Báltico. Os jatos de longo alcance estavam acompanhados de caças e de um avião de alerta aéreo antecipado (AEW). Em seguida, a formação foi interceptada pela Força Aérea da Dinamarca,também com F-16.

No mesmo dia 28, foi a vez de dois bombardeiros Tu-22 Backfire, acompanhados de caças, serem interceptados por caças F-35 Lightning II da Força Aérea da Noruega. As aeronaves se aproximaram do espaço aéreo daquele país, sobre águas internacionais.

No dia 29, caças F-16 da Noruega e Eurofighter Typhoon do Reino Unido fizeram novas interceptações, dessa vez sobre o Mar do Norte, e envolvendo Tu-142 Bear-F. Um reabastecedor A330MRTT Voyager foi utilizado para apoiar os Typhoon, que operaram até o limite do alcance. Um avião-radar E-3 Sentry que estava em missão a oeste das ilhas Shetlands foi enviado para apoiar os caças.

De acordo com a OTAN, todas as interceptações aconteceram de acordo com as novas internacionais e provaram a capacidade de defender o espaço aéreo da região.

Apesar do bom alcance dos Typhoon, os reabastecedores Voyager fazem parte da estratégia de defesa aérea do Reino Unido

Natal ASAS! Grandes ofertas!

Nova edição da ASAS

Carrinho