AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia apresenta novo bombardeiro estratégico

Nova versão conta com sistemas de inteligência artificial
image_pdfimage_print

A Rússia vai ampliar sua capacidade de ataques estratégicos, especialmente contra frotas inimigas. Foi apresentado ontem (16 de agosto), na fábrica da Tupolev, em Kazan, o novo Tu-22M3M. A aeronave será integrada a mísseis anti-navio, mísseis de cruzeiro X-32 e novos mísseis hipersônicos.

A nova versão tem mudanças em 80% do seus aviônicos, agora desenvolvida de maneira integrada e digital. A cabine também tem novos displays e, apesar de não ter sido especificado as capacidades envolvidas, o Tu-22M3M conta com sistemas de inteligência artificial.

De acordo com a Tupolev, o resultado deste trabalho tem sido uma expansão significativa do potencial de combate, incluindo o aumento da eficácia no combate e aumento do raio de combate. Houve também a adoção de equipamentos de guerra eletrônica de última geração.

“Embora o novo bombardeiro tenha aparência semelhante à do Tu-22M3, que participou da operação militar na Síria, no interior é um avião completamente diferente, com novos sistemas, caraterísticas técnicas e outro nível de ameaça potencial para os aviões inimigos. Este avião poderá servir e executar tarefas com êxito durante muitos anos”, disse diretor da United Aircraft Corporation, corporação da qual a Tupolev faz parte, Iúri Sluzar.

O protótipo entra agora em fase de testes em solo e, posteriormente, de voo. O próximo passo é modernizar 30 aviões Tu-22M3 para a versão atualizada.

Fotos: Sputnik

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros