AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia cria míssil com armadilha para drones

image_pdfimage_print

Engenheiros russos criaram um novo míssil que abre uma rede para capturar alvos aéreos pequenos. Espera-se que os primeiros protótipos da arma sejam apresentados ao público em meados de 2021, na exposição militar Army-2021, que acontecerá nos subúrbios de Moscou.

“O míssil foi desenvolvido pelo Centro Nuclear Federal Russo, especializado na solução de problemas científicos e técnicos relacionados à manutenção e confiabilidade das armas nucleares”, diz o analista militar Dmítri Safonov.

O sistema consiste em um míssil guiado por laser e um contêiner com uma rede. Quando a inteligência artificial do míssil reconhece um veículo aéreo não tripulado, o míssil abre a rede e pega o “inimigo vivo”, cortando a ligação entre o drone e a base.

A arma é eficaz contra drones de alta velocidade capazes de realizar manobras complexas.

Segundo os desenvolvedores, a tecnologia é única e não tem análogos no mercado, já que outras empresas se concentram principalmente no desenvolvimento de drones cegantes com sistemas de guerra rádio-eletrônica ou na criação de armas anti-drones.

O Consórcio Kalashnikov é o líder no mercado russo de armas anti-drone. Seu fuzil REX-1 e está sendo testado pela polícia russa e será adotado pelos militares em breve.

“É uma arma radiomagnética que suprime os canais de controle de drones. O fuzil pode ser equipado com sistemas eletromagnéticos e infravermelhos intercambiáveis que suprimem GSM, GPS e outros canais”, explica o chefe do departamento de projetos especiais do Grupo Zala Aero, Nikita Khamitov.

É possível trocar a bateria da arma em poucos segundos, e cada bateria permite “atirar” por quatro horas.

“Essa arma pode neutralizar não apenas veículos aéreos não tripulados, mas também explosivos acionados por controle remoto. A arma desliga todos os sinais externos e gera tempo para chegar ao local e eliminar a ameaça”, completa Khamitov.

(Russa Beyond)

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros