AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia cria “nova” aeronave para combater drones

Já estão na internet imagens do que seria uma nova versão do Yak-52, aeronave criada na União Soviética nos anos 70 para treinamento primário. O foco, agora, é ser um caçador de drones, uma missão que ganhou destaque na Guerra da Ucrânia, com os dois lados precisando encontrar formas de abater essas aeronaves de pequeno porte, pequena detecção por radar, baixa visibilidade e velocidades bastante inferiores às dos caças tradicionais, o que dificulta as interceptações.

O novo Yak-52 russo tem como principal novidade um sensor eletro-óptico instalado sob uma asa, fundamental para localizar e identificar os drones. Na outra, foi instalada uma espingarda Saiga-12, uma arma de gáugio, semelhante a usada por tropas terrestres russas e eficaz para destruir drones leves graças à dispersão de pequenas esferas dos seus cartuchos. A partir de 2023, a Saiga-12 passou a ser usada por forças terrestres na guerra contra a Ucrânia.

Em 27 de abril de 2024, foi divulgado o vídeo de um Yak-52 ucraniano abatendo um drone russo Orlan-10 sobre a região de Odessa. À época, não ficou utilizou alguma metralhadora em um pod ou mesmo se o ocupante no assento traseiro levava armamento a bordo. A manobrabilidade e o desempenho a baixas velocidades ajudaram na missão.

LEIA TAMBÉM:

Com novos F-35, Polônia repassará seus MiG-29 à Ucrânia

Super Puma e Cougar se tornam foco da Ucrânia

Ucrânia recebe Mirage 2000 e mais F-16

Ucrânia manda mecânicos de caças para a infantaria

Rússia vai ampliar a produção de caças stealth

Rússia aumenta letalidade dos seus mísseis Kh-101

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho