AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Santos Dumont é o primeiro aeroporto do Brasil a testar embarque 100% digital

Foto: Diego Baravelli
image_pdfimage_print

Pela primeira vez no país, a Infraero testa o embarque aéreo 100% digital, com uso de reconhecimento facial e sem a apresentação do cartão de embarque pelos passageiros. O aeroporto escolhido é o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que inaugurou nesta quinta-feira (11/3) o projeto-piloto, com a colaboração da companhia aérea Azul.

Para embarcar sem o uso de papel, o passageiro precisa fazer o check-in no balcão da companhia aérea. Lá ele receberá, no celular, uma mensagem de texto pedindo autorização para a coleta de uma foto. Com o consentimento do viajante, a imagem será conferida com a que já existe nas bases de dados governamentais. Havendo a validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave por meio dos pontos de controle biométrico, que farão a identificação com o uso de câmeras, dispensando a apresentação de documento com foto e de cartão de embarque.

Após a aprovação do projeto-piloto do Embarque +Seguro, a ideia é expandir para outros aeroportos. “O Embarque +Seguro no Santos Dumont permitirá que a Infraero inicie o ingresso em um grupo de aeroportos que utiliza a tecnologia para agilizar processos de embarque e garantir segurança nos controles que o transporte aéreo exige. No presente caso, por exemplo, o tempo de checagem, por passageiro, com a nova ferramenta é de aproximadamente dois segundos. Além disso, uma das grandes vantagens é a dispensa da necessidade de manuseio de papéis e documentos, uma medida alinhada às melhores práticas de combate à Covid-19 e que a Infraero já vem adotando em seus aeroportos”, explica o superintendente de Gestão da Operação da Infraero, Paulo Eduardo Cavalcante.

O Embarque +Seguro, além de atestar a identidade de quem vai embarcar e dar mais segurança aos passageiros, vai reduzir o tempo de espera em filas, já que o processo de check-in e embarque aéreo será realizado em poucos segundos. Em tempos de pandemia, a tecnologia traz outros benefícios, também, ao reduzir o contato pessoal e o manuseio de papéis e documentos.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!


Lançamento! ASAS 116

O Voo do Impossível

Parceiros