AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Sem Covid-19: exercício reúne 900 militares e não registra casos

Foto: Johnson Barros / Força Aérea Brasileira
image_pdfimage_print

A Base Aérea de Campo Grande (MS) não registrou nenhum caso de Covid-19 entre os mais de 900 militares da Força Aérea Brasileira, do Exército e da Marinha que participam diretamente do exercício Tápio, iniciado em 16 de agosto e previsto para ir até 3 de setembro. O resultado positivo tem sido alcançado com a adoção de medidas rígidas.

De acordo com o diretor do exercício, Brigadeiro Clauco Rosseto, os militares não são obrigados a se vacinarem nem recebem sanções caso optem por isso, porém devem assinar um termo de responsabilidade. Não foram necessários muitos, pois a adesão às vacinas é elevada: 85% receberam a primeira dose e 95% completaram o ciclo vacinal. Já os testes para detectar a Covid-19 são obrigatórios.

Foto: Anderson Soares / Força Aérea Brasileira

Por toda a base, além das já tradicionais medidas de distanciamento, do uso de máscaras de proteção facial e dos dispensadores de álcool em gel, destaca-se também o controle de movimentação pelo uso de crachás com QR Code. Isso permite registrar quem esteve em cada ambiente em determinado horário. Se houver suspeita de contaminação, todos os envolvidos são isolados.

O controle é realizado em todas as dependências da Base Aérea de Campo Grande e nos locais de hospedagem. Segundo a FAB, os militares são orientados a permanecerem onde estão hospedados, saindo apenas para as atividades que exijam a presença. Também são seguidas as determinações das autoridades locais, no caso, a prefeitura de Campo Grande e o governo do estado de Mato Grosso do Sul.

Foto: Bianca Viol / Força Aérea Brasileira

Desde o início da pandemia, a Força Aérea Brasileira já voou mais de cinco mil horas em missões de apoio às ações de combate à doença. Houve transporte de insumos, de oxigênio e de profissionais de saúde.

O repórter viajou à convite da Força Aérea Brasileira.

Lançamento! ASAS 119! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros