AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

SH09 Kopter entrará no mercado

Kopter SH09

A empresa suíça Kopter recebeu do governo daquele país a autorização para começar a produzir o helicóptero monomotor SH09. Há uma expectativa tão grande do mercado mundial sobre o modelo que a gigante italiana Leonardo decidiu comprar a Kopter, que manteve sua identidade.

A certificação da Kopter para produzir o modelo significa que a tem pessoal qualificado, os métodos necessários, processos e procedimentos, assim como um sistema confiável de qualidade. “Estamos extremamente satisfeitos de receber esta certificação, que atesta todo o trabalho que fizemos ao construir um time e uma organização, ambos de bom desempenho”, disse Jan Nowacki, COO (Chief Operations Officer) da Kopter.

O SH09 tem caraterísticas de cabine comparáveis aos helicópteros bi turbinas médios, como levar até 8 passageiros e ter redundância de sistemas. A aeronave tem alcance de 800 km, velocidade de 140 nós (260 km/h) e capacidade de carga externa de 1.500 Kg. Ao mesmo tempo, o SH-09 apresenta custos operacionais menores por ser monoturbina.

O helicóptero SH09 poderá ser fabricado no Brasil, em uma futura instalação a ser construída em Curitiba ou em Barueri, na grande São Paulo. Porém, trazer uma fábrica para o Brasil dependeria de um investimento a ser feito por investidores brasileiros, o que aparentemente vem demonstrando ser um desafio apreciável.

Veja um vídeo sobre o novo helicóptero:

Assine Asas!

Parceiros