ARTE, CULTURA & LAZER

Site permite acompanhar o voo do Papai Noel

image_pdfimage_print

Se você tem crianças que gostam de ferramentas online, agora em 2020 já é possível mostrar para elas o voo do trenó do Papai Noel. Isso porque o site FlightRadar24, que permite monitorar aviões e helicópteros em tempo real, passou a acompanhar todo o trajeto da aeronave identificada como “SANTA1”.

O voo de hoje foi iniciado às 4 horas da manhã do Polo Norte e tem uma rota conhecida de 13.424 km. O pouso final também é previsto para o Polo Norte. Papai Noel voa a nada menos que 38 mil pés de altura (11,5 quilômetros) e a 40 nós de velocidade (74 km/h). Segundo o Flightradar24, apesar de se tratar de um veículo aéreo antigo, com 1.734 anos, novos equipamentos de navegação permitem a localização em tempo real.

Aparentemente, Papai Noel ampliou o alcance do seu transponder com a utilização dos chifres de uma rena como antena adicional. Mesmo assim, é importante ficar atento: o perfil de voo também revela que o trenó pode atingir velocidades hipersônicas em menos de um segundo, mudando rapidamente de local.

O código de registro da aeronave é HOHOHO. A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) também designou o trenó oficialmente como uma aeronave do tipo SLEIGH. O código para rastreamento é R3DNO53. A tecnologia a bordo permite voos noturnos ou em condições visuais precárias, como em neblina.

Clique aqui para monitorar o voo do Papai Noel no site Flightradar24

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros