AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Suécia iniciará estudos para substituto do Gripen

A Saab já colabora com o projeto do caça Tempest, liderado pela BAE

A agência sueca de administração de material de defesa assinou um contrato com a Saab para o início de estudos para o desenvolvimento de uma futura aeronave de combate. O anúncio foi feito no dia 1º de junho e envolve um valor de 250 milhões de coroas suecas, valor equivalente a 26 milhões de dólares.

“Estou muito satisfeito por termos recebido este contrato, que permite o desenvolvimento de capacidades futuras. Isso significa que podemos intensificar nosso trabalho para desenvolver novos conceitos, tecnologias e outros esforços necessários para alcançar capacidade operacional relevante e que prepararão o caça da Saab do futuro”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronáutica empresa.

O contrato não significa o fim da linha para o Gripen. A Suécia encomendou 60 unidades da versão E, semelhante à brasileira, e deve utilizado o modelo, pelo menos, até meados da década de 2040. Não ficou claro, também, se o contrato do governo sueco terá relação com Tempest, caça de sexta geração britânico planejado para entrar em serviço em 2035, e que tem a Saab como uma das empresas parceiras.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho