AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Tornado vai superar os 50 anos de serviços

Foto: Andreas Zeitler / Airbus
image_pdfimage_print

Os caças Tornado vão superar os 50 anos de serviço. Isso porque a Alemanha, que recebeu as suas primeiras unidades de produção em julho de 1979, pretende operar o modelo até pelo menos 2030.

No dia 10 de fevereiro, a Luftwaffe recebeu o primeiro de 85 caças Tornado que devem ter sua vida útil ampliada de seis para oito mil horas de voo. Para isso, as aeronaves são praticamente reconstruídas nas instalações da Airbus no sul da Alemanha. Também foram adotadas melhorias, como o novo sistema operacional ASSTA 3.1.

Foto: Daniel Leussing / Bundeswehr

O primeiro Tornado “reconstruído”, com matrícula 43+42, já acumulava 5.400 horas de voo, a maioria em missões de formação de novos pilotos. O segundo, com matrícula 45+14, já está próximo de ser entregue.

Ainda assim, vão prosseguir os planos para substituir os 85 Tornado IDS ainda em uso. Devem ser adquiridos 55 Eurofighter Typhoon adicionais, além de 15 EA-18G Growler e 30 F-18E/F Super Hornet, sendo que estes últimos deverão ter a capacidade de lançar armamentos nucleares disponibilizados para a Alemanha pela OTAN.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Lançamento! ASAS 118! Garanta já a sua na pré-venda!

O Voo do Impossível

Parceiros