A Força Aérea da Ucrânia já contou com uma significativa frota de bombardeiros. Eram, pelo menos, 19 Tu-160 Blackjack, 60 Tu-22M Backfire e 23 Tu-95S Bear operados com as cores do país após o fim da União Soviética.
Porém, essa força durou pouco tempo. Em 1996, o país desativou seu primeiro Tu-160, preferindo sucatear aeronaves a vendê-las por um baixo custo para a Rússia. Mas, em 1999, Kiev e Moscou assinaram um contrato para a venda de oito Tu-160 e três Tu-95, sendo escolhidos os menos voados. Mais de 500 mísseis Kh-55 acompanharam o pacote, negociado em troca do perdão de dívidas.
![](https://www.edrotacultural.com.br/wp-content/uploads/2022/02/Tu-160_24.jpg)
Um Tu-160, um Tu-22 e um Tu-95 permanecem preservados no museu localizado em Poltava, mas os outros dez Blackjacks foram desmontados e sucateados. Foi o mesmo destino dos Tu-22 e Tu-95 remanescentes, desativados no âmbito do Tratado Cooperative Threat Reduction (CTR) Program, chamado de acordo de Nunn-Lugar, e do Treaty on Conventional Armed Forces in Europe (CFE), ceelebrado entre as nações europeias.
![](https://www.edrotacultural.com.br/wp-content/uploads/2022/02/TU-22_scrapyard.jpg)
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 111R$7.90
-
Produto em promoçãoO VOO DO IMPOSSÍVELR$53.00
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 112R$7.90
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 113R$7.90
-
Produto em promoçãoO Primeiro e o ÚltimoR$43.50
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 114R$7.90
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 115R$7.90
-
Produto em promoçãoASSINE ASAS E GANHE NA PROXIMA EDIÇÃO O ÁLBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRAR$198.00
-
Produto em promoçãoRevista ASAS – Edição 116R$7.90