AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

União Europeia lança missão na Líbia

A Itália opera caças-bombardeiros AV-8 Harrier, que serão substituídos pelos F-35B Foto: Marinha da Itália
image_pdfimage_print

A União Europeia vai empregar meios militares para garantir o embargo de armas contra a Líbia. Batizada de “IRINI” (palavra grega que significa “Paz”), a operação deve envolver meios aéreos, navais e espaciais (satélites).

Os meios envolvidos na missão terão autorização para fiscalizar navios em busca de armamentos ou material correlato. Entre os objetivos secundários estão identificar exportações clandestinas de petróleo, treinar a marinha da Líbia e combater as redes de tráfico de pessoas.

Foto: Marinha da Itália

A missão serão comandanda pelo Almirante italiano Fabio Agostini, a partir de Roma. IRINI começou oficialmente no dia 31 de março e vai se estender por um ano.

“Somente soluções politicas e o total respeito ao embargo de armas imposto pela ONU vão trazer uma solução para a crise na Líbia. Mas a diplomacia pode não ter sucesso, a não ser que seja reforçada por ação. Esta operação será uma contribuição clara e essencial para promover a paz em nosso vizinho por meio de um cessar fogo”, afirmou Josep Borrel, representante da União Europeia.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros