Com configuração tiltrotor, em que rotores semelhantes aos de helicópteros são deslocados para atuarem como motores de aviões convencionais, o AW609 deve receber ainda em 2019 a certificação da autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration.
O planejamento da Leonardo Helicopters é fazer a primeira entrega em 2020 e obter a certificação para uso militar em 2021. Segundo a companhia, já há interesse demonstrado pelas forças armadas da Itália e também de países do Oriente Médio.
Com capacidade para levar até 9 passasgeiros ou 2.500 kg de carga, o AW609 é apontado como uma solução adequada para missões como busca e salvamento, transporte e transporte VIP. As maiores vantagens são a velocidade de cruzeiro, de 509 km/h, superior a de qualquer helicóptero, e o alcance, superior a 1.800 km.
Com o primeiro voo tendo ocorrido em 2003, o AW609 lembra o Bell-Boeing V-22 Osprey, que voou pela primeira vez em 1989 e desde 2007 tem mais de 200 unidades operando, sobretudo com as Forças Armadas dos Estados Unidos. Porém, a aposta da Leonardo foi em uma aeronave menor: um V-22 é capaz de levar até 6.800 kg de carga ou até 32 ocupantes.