AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

“Vamos caminhar de cabeça erguida”, diz fundador da Embraer

Linha de montagem do KC-390, o maior avião já projetado e construído pela Embraer. Foto: Embraer
image_pdfimage_print

Aos 89 anos, o engenheiro Ozires Silva gravou uma mensagem de otimismo e entusiamo para os funcionários da Embraer. “A Embraer foi criada por sonhos, coragem e iniciativas. Temos uma obrigação de sucesso. Vamos caminhar de cabeça erguida. Esta companhia veio ao mundo para ficar, criando subsidiárias e crescendo”, afirmou.

Presidente de honra da associação Invoz, Ozires Silva defende que a Embraer pode superar tanto o fracasso das negociações com a Boeing quanto a crise provocada pela pandemia de Covid-19. “A notícia não deve afetar as nossas cabeças nem nos levar a deixar de ter pensamentos claros. Devemos pensar que vamos enfrentar um desafio como foi o de fabricar aviões, o da privatização, o de conquistar o mercado internacional, conseguir as certificações necessárias, enfim, estar estabelecida, fazendo com que os nossos aviões estejam voando no mundo todo”, afirmou.

A privatização da Embraer, em 1994, foi citada como um outro período difícil para a companhia, superado com dedicação dos funcionários. No início dos anos 90 a empresa chegou perto da falência, mas encerraria a década como uma das principais fabricantes de jatos comerciais do mundo.

Criador do Bandeirante

Aviador da reserva da Força Aérea Brasileira, tendo atingido o posto de Coronel, Ozires Silvas foi piloto de patrulha e de guerra antisubmarina antes de escrever o seu nome na história da indústria aeroespacial brasileira. Formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), liderou o grupo que criou o avião Bandeirante e, posteriormente, a Embraer.

Foi presidente da Embraer, Petrobras e Varig, além de Ministro da Infraestrutura e Ministro das Comunicações. Assumiu ainda a reitoria da Unimonte e foi chanceler da Universidade São Judas.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros