AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA ESPAÇO

14-X: FAB prepara teste de motor hipersônico

A Força Aérea Brasileira se prepara para realizar o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico da futura aeronave 14-X, desenvolvida pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Desde 17 de novembro, componentes têm saído de São José do Campos (SP) rumo ao Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Aviões KC-390 e C-130 são usados no esforço logístico, que também conta com carretas.

Chamada de “Operação Cruzeiro”, a atividade de teste do motor do 14-X, assim batizado em homenagem ao 14-bis, pode significar o domínio de uma tecnologia capaz de levar um veículo a velocidades acima de 6.000 km/h, podendo chegar a Mach 10. A primeira aeronave a atingir o voo hipersônico foi o X-15 norte-americano, mas, atualmente, a Rússia está na liderança mundial da área, com a versão já ativa do míssil Kinzhal. O 14-X também poderá ajudar a desenvolver lançadores de satélites.

O desenvolvimento foi iniciado em 2007 e a Operação Cruzeiro vem sendo adiada há dois anos. Dessa vez, não há a previsão de data. A expectativa é a de que o motor será levado à estratosfera por um foguete VSB-30, onde deve ser acionado. O experimento deve ocorrer sobre o Oceano Atlântico.