Portugal será mais que um simples cliente de exportação do jato brasileiro KC-390 Millenium. No fim de julho, a Força Aérea Portuguesa (FAP) concluiu a formação de duas tripulações da Real Força Aérea dos Países Baixos, um dos futuros operadores do avião da Embraer.
A FAP já voa o KC-390 desde 2023, tendo suas primeiras tripulações formadas no Brasil. Porém, na prática, além das três aeronaves já em serviço e das outras três encomendadas, a relação de Portugal com o KC-390 irá além.

Portugal quer assumir um papel preponderante para a aquisição do KC-390 por outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Além das suas seis unidades, o país tem a opção de compra de outras dez, parte de um amplo plano diplomático e econômico com possibilidade de ganhos tanto para o Brasil quanto para Portugal. A ideia é atuar como revendedor.
Oferecer treinamento é um passo importante. O programa de formação, realizado pela Esquadrão Rinocerontes, sediada na Base Aérea Nº 11, em Beja, inclui sessões em simulador e onze missões, totalizando perto de 50 horas de voo.
LEIA TAMBÉM:
Embraer negocia tarifa zero nos EUA e oferece produção do KC-390
KC-390 completa 10 anos do primeiro voo com destaque global
Portugal quer revender KC-390 para outros países
KC-390 poderá ser fabricado na Polônia
Franceses vêm ao Brasil conhecer o KC-390
FAB mostra força da sua frota de KC-390 em exercício operacional
KC-390 se aproxima da África do Sul










