Apesar de ter sido interrompida momentaneamente no final de 2023, o governo de Açores garante que mantém a política de “Endividamento Zero” e o plano de privatização do Grupo Sata. A Sata e sua subsidiária, a Azores Airlines, responsável por cumprir os voos internacionais da companhia, têm grande importância por serem o principal elo de ligação entre o arquipélago de Açores, Portugal Continental e Europa.
Apesar de terem solicitado a suspensão do processo de privatização, o sindicato de pilotos garantiu não ser contra a privatização, mas demonstrou grande preocupação pelo fato de terem apenas dois grupos interessados: a Atlantic Consortium, constituída pela White Airways e EuroAtlantic, e o consórcio NewTour e MS Aviation, formada por empresas de turismo locais.
Os dois consórcios demonstraram interesse e apresentaram propostas para assumirem o controle do Grupo Sata. Entretanto, o Sindicato de Pilotos persiste com a preocupação de que a baixa atratividade no mercado comprometeria a valorização da companhia aérea açoriana e viabilidade de suas operações sob a nova administração. Com esse impasse o futuro do Grupo Sata continua incerto.
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